sábado, 21 de março de 2009

Quem sou!

Sou a Cris.
Carioca, morando em Barra do Piraí há bastante tempo.
Quando vim pra cá, deixei no Rio a minha família que tanto amo, amigos e um emprego de Assistente Administrativo na Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro – Metrô, em Copacabana, pra começar minha nova vida de “mulher casada”...

Nesta época, cursava o 2º ano de Administração de Empresas, e o terminei em Barra Mansa. Porém nunca exerci esta profissão. Optei, por vários motivos, em fazer o concurso para professora do estado (depois de 13 anos de formada no Curso Normal)...
Como sempre tive muito jeito com crianças pequenas, escolhi trabalhar no 1º segmento do Ensino Fundamental.

Tenho orgulho por ter alfabetizado muitas crianças e contribuído para o crescimento de outras tantas. Mas vinha sentindo que faltava alguma coisa...
Trabalhava numa escolinha situada num dos bairros mais carentes daqui. E, antes mesmo de imaginar que o estado fosse um dia mandar computadores para as escolas e criar o cargo de OT, já fazíamos (a diretora da escola e eu) um trabalho com as crianças onde todas elas, sem exceção, passavam pelo nosso ‘Laboratório de Informática’, que continha apenas 2 micros (um comprado pela escola e o outro, doação). Mesmo antes de ouvir falar em alunos monitores, já pedíamos para aqueles aluninhos que mais se destacavam, que nos ajudassem... Era o máximo!
Por tudo isso, quando surgiu a oportunidade de me tornar Orientadora Tecnológica, senti que era o caminho a seguir.
Pra minha tristeza, esta escolinha onde fazíamos este lindo trabalho, não foi contemplada com o Laboratório de Informática “de verdade” já que, segundo a Secretaria de Estado na época, ela não tinha “perfil” para isso...!?!...
Mas como já havia me inscrito e sido selecionada, fui para a escola onde hoje me encontro e lá procuro ser uma profissional que procura dar o melhor de si, tanto orientando alunos, professores, funcionários e comunidade, quanto aprendendo com eles.
Realizo este trabalho acreditando que o conhecimento é muito mais do que o simples ato de ler, contar, enfim... Temos um universo com poderosas ferramentas que podemos usar no dia-a-dia para inserir nossos alunos neste mundo de constantes mudanças. Para isso, estou sempre buscando “repensar” a educação e procuro me manter o mais atualizada dentro do meu possível!

Um comentário:

  1. Profª Cris,

    esta palavrinha 'perfil' (que eu detesto) em muito está prejudicando nossas escolinhas (assim chamadas carinhosamente)de terem algo maior que apenas quadro e giz (quadro branco nem pensar...); isto deve ser em virtude de se ter um pré-conceito com escolas pequenas para alunos que os pensadores de climatologia pensam entender; que um dia a sua escolinha receba os computadores e, você, retorne toda orgulhosa de si (ter orgulho é algo normal, quando sabemos o que estamos fazendo com ele).

    Muito obrigada,

    Sonia Maria Nogueira

    ResponderExcluir