Percebemos cada vez mais que o papel do Profissional de Educação nos dias atuais, não é ensinar seus alunos, mas sim procurar interagir com eles, estimulando-os a aprender a buscar, a selecionar, a registrar e também a divulgar de diferentes formas, os conhecimentos que adquirem.
É importante que o professor domine as técnicas, mas isso não basta, pois é imprescindível que ele saiba orientar os alunos, que em muitos casos até já se apropriaram das tecnologias, porém não sabem como utilizá-las no dia-a-dia.
O que muito me chama a atenção também, e creio ser fundamental, é a interação entre os alunos, é o se trabalhar em equipes, porque estamos preparando estes jovens para o mundo. E o mundo demanda que seja assim.
As dificuldades e resistências são compreensíveis e comuns no caminho de quem busca uma atualização e melhor qualidade em seu trabalho pedagógico.
Acredito que a apropriação das TIC's por nós, professores, precisa muito de um material de apoio e reciclagens constantes, mas anterior a isto é necessário uma nova postura, uma visão crítica de sua prática. E aí cabe a pergunta "De que vale a tecnologia se o método se mantém?", que li também no blog da Cida Pedroso, que expões muito bem sua opinião a esse respeito.
Não podemos deixar que seja esta a pergunta que não quer calar...
Repito que as dificuldades são muitas, porém temos um caminho sendo oferecido!
Vamos tentar!
Como diz um ditado budista que aprecio bastante: "Tudo muda, só não muda a Lei da Mudança!"
E alguém quer parar no tempo???
Eu me recuso...
Olá, Cris!Embora eu esteja atuando em um campo fora da escola, não deixo de ter contato e de conhecer a atual disparidade entre as várias realidades (alunos e professores). Por isso continuo na luta e fico muito contente em poder participar com vocês neste curso, que certamente me proporcionarão muitas novas ferramentas. Bjs da Cida Pedroso
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