terça-feira, 7 de abril de 2009

Atividade 3: Educação e Tecnologia

SÉCULO XXI! GLOBALIZAÇÃO! NOVAS TECNOLOGIAS!
A escola está, a cada dia, aprendendo a lidar com as novas tecnologias. Passo a passo!
Meu ponto de vista é de que esta aprendizagem vinha ocorrendo até então, num ritmo bastante lento... a passos de tartaruga. MAS O AVANÇO TECNOLÓGICO OCORRE A PASSOS DE LEBRE!!! E das mais velozes!
Sinto que, de algum tempo pra cá, desde que foram criados o Proinfo, os NTEs... este cenário vem mudando aos poucos. Quando digo aos poucos, não me refiro ao trabalhos destes órgãos que mencionei acima, mas sim a nossa realidade enquanto professores, ainda tão resistentes as tecnologias de um modo geral.
Noto, porém, que a partir da instalação dos LIEs e dos notebooks que alguns dos professores receberam e outros estão em vias de receber, todos estão cada vez mais se ‘tocando’ de que não há mais como fugir disto.
Queiram ou não queiram, vão ter que perder o ‘medo’, deixar de lado a acomodação e mudar sua prática de ensino, senão correm o risco de ficar jurássicos tecnológicos e, de docentes passarem a pertencer ao corpo discente das escolas, visto que os alunos procuram pelas tecnologias onde quer que elas se encontrem: quer seja nas escolas, em suas casas, nas lanhouses espalhadas por aí... e estão antenados, acompanhando esta evolução contínua.
Sabemos que o ideal seria que eles pudessem usufruir das mesmas no ambiente escolar, para serem melhor orientados, aprendendo a usá-las proveitosamente.
Para concluir: Diante dessa constatação, o papel do professor é essencial para o uso das Novas Tecnologias como mais uma (rica e poderosa) ferramenta na sala de aula.
Cabe a nós então, sermos mais criativos e aceitarmos essas novas tecnologias e nos manter atualizados participando de cursos e nos reciclando a medida do possível.
O ideal é que, para isso, recebêssemos também todo o suporte do estado, pois o governo, desde o Municipal até o Federal, tem que valorizar mais a educação em nosso país. Enquanto nossos governantes maiores não ‘entenderem’ isso, pouco conseguiremos avançar.
Deixo uma sugestão aqui: Ler um artigo escrito por Jésus Beltran Llera, sobre A SOCIEDADE EM REDE, no site
www.educarede.com.br, no link abaixo:
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=664

Um comentário:

  1. Oi Cris.
    agradecida por vc ter deixado seu recado no meu blog.
    Até pq também sou barrense , rs
    Mas moro em VR há 30 anos. Mas toda minha família está lá.
    Bom, mas o que eu quero lhe dizer mesmo, é que achei muito interessante a sugestão que vc deixou do Beltran sobre a sociedade em rede.
    Aliás, se as pessoas não acordarem a tempo, irão se embaraçar nas diversas redes que surgirão daqui para frente em todas partes do quotidiano de nossas vidas: do supermercado á Igreja, passando pela escola, cinema, lojas, bibliotecas, teatro, etc...
    Outro ponto que concordo com vc é sobre a falta de apoio dos governos. Não basta distribuir laptops e colocar ar condicionado nas salas. è preciso muito mais.
    È ppreciso um acompanhamento comntínuo e minucioso sobre como estão sendo utilizados estas ferramentas , assim como tarzer novas capacitações e trocas de informações. além de um tempo para fazermos cursos e desenvolvermos projetos.
    Ufa! Escrevi muito.
    um grande abraço Véra Gama

    ResponderExcluir